sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A importância da velhice

A importância da velhice (Ela é uma senhora idosa favor respeitar)

O que pensamos sobre o envelhecimento e como encaramos a perda da força física?Porque cultuamos mitos que não tiveram tempo de conhecer a velhice?
Sim ando pensando no meu futuro como estudante,profissional e como ser humano enfim.
Penso porque há mais coisas no caminho e afinal de contas tenho uma senhora idosa vivendo em minha casa e partilhando de meu quarto.
Modéstia a parte sou um poço de paciência com ela (agora revelo que é minha avó) porque ela tem além de tudo um carisma natural que não sei descrever,mesmo quando está visivelmente emburrada eu tenho a nítida noção de que o problema é dela e não do mundo e respeito isso.(será)
Acontece que terminei de enxugar o cabelo branco dela,bem lisinho todo bonito e mais ainda,brilhante.Entre um fio e outro o secador vai revelando uma vida sofrida que o tempo não poupou de um castigo silencioso:o esquecimento.
Aqui quero deixar bem claro que as pessoas têm suas escolhas,têm acima de tudo suas opções de serem ou não serem mais ativas.É uma escolha de qual roupa vestir no âmbito da vida em si.Minha avó decidiu escolher o passado como sendo o seu presente.
Não a culpo por isso,aliás quem sou eu para julgar o que cada um pensa?Sou uma mulher que mal iniciou sua vida e agora já dá ordens a uma senhora com mais que o triplo de sua idade?Um tanto injusto tudo isso.
Gosto de imaginar o passado.Faço isso quando o presente está chato e com muitas coisas inacabadas que não tenho vontade de acabar.
Seja como for a velhice não me assusta mais,porque eu sei que em algum lugar desse futuro tão estranho que eu busco em meus pensamentos recheados do meu passado,haverá uma neta esquisita como eu para me doar por um tempo sua cama e me olhar como se eu tivesse a chave do seu medo.

7 Comments:

Ton said...

nossa que lindo
realmente nao penso assim
mais o jeito da sua vo e vc
agora gostaria
de ter uma vo viva so pra abraçar
realmente
lindo
parabens
excelente
blog
continue assim

vc ja e amiga do rex

Ronaldo said...

ola

gostei do layout do blog, parabens.

e a velhice é algo que espero viver muito bem ;0)

Tha Américo said...

eu lagrimei lendo isso, sério
lembrei de minha vó
hj msmo eu tava viajando e pensando como seria a minha vida sem ela e isso é uma coisa insuportável e eu n tenho nem idéia de como será a minha vida sem a presença desse anjo em minha vida =/
mas o melhor mesmo é nem ficar pensando nisso e curtir a minha velhinha ^^

te add nos meus blogs favoritos =)

beijos

Seu Hélio said...

Sempre tive uma predileção por idosos... Calma, não nesse sentido que pensou... Sempre acreditei que são o amor, a vivência, o carinho, o tempo personificados. Apesar disso, vejo sofrimento por trás daquelas pálpebras murchas e rugosas. Sofrimento físico por não comportar a carne, e sofrimento psicológico, por as vezes não suportar as doenças psicológicas e degeneraticas, ter que aguentar a pior delas, o esquecimento, como mundo bem escrito por vc... Grande post.

http://www.auquemia.blogspot.com

Ton said...

ola linda passando pra dizer que estou lhe indicado
pra um memê
passa la no meu blog e veja
http://sussegodorex.blogspot.com/

bjos e sucesso

Anônimo said...

Todos sabemos que a velhice é uma fase, e é uma fase que devemos respeitar muito
Nao podemos encarar a velhice somente como perda de força, impotencia sexual e rugas...
A velhice é muito mais do que isso, é
alegria por ter vivido muito tempo nesse mundo...

Parabenizo aqueles que conseguiram chegar pelo menos ate aos 50 anos

Anônimo said...

Todos sabemos que a velhice é uma fase, e é uma fase que devemos respeitar muito
Nao podemos encarar a velhice somente como perda de força, impotencia sexual e rugas...
A velhice é muito mais do que isso, é
alegria por ter vivido muito tempo nesse mundo...

Parabenizo aqueles que conseguiram chegar pelo menos ate aos 50 anos